Só chove no semiárido pernambucano em janeiro de 2010, diz Codecipe
Sol, calor em pouca chuva começam a predominar do litoral ao Sertão de Pernambuco. Essa previsão preocupa 28 municípios do semiárido pernambucano que estão em situação crítica e decretaram emergência por causa da seca. De acordo com a Coordenação da Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), só deve voltar a chover em janeiro de 2010.
São 19 cidades do Sertão do Estado e outras nove do Agreste. Apesar da quantidade, o tenente-coronel Ivan Ramos, da Codecipe, afirma que o número é menor do que o registrado no fim de setembro do ano passado. “Em 2008, no mesmo período, eram 39 municípios, então chuvas de forma geral foram boas para a maioria das cidades”, disse.
Segundo ele, para o semiárido, nesse período, há uma fase de estiagem, se caracteriza pela baixa pluviosidade – os municípios do semiárido têm uma média de 500 milímetros por ano, enquanto a média no Recife é de 2.400 milímetros.
“Isso é agravado pela alta taxa de evaporação, mas é comum para aquela região”, afirmou o tenente-coronel Ivan Ramos. “O Estado fica em alerta acompanhando a situação com as coordenadorias municipais de Defesa Civil”. Mais informações pelo telefone da Codecipe:
(81) 3181-2490.