VI Festa da Agricultura Familiar do Cariri Paraibano reunirá Agricultores de sete municípios da região em Boqueirão-PB
Em alusão ao Dia do Agricultor, comemorado em 25 de julho, será realizada no município de Boqueirão-PB, nos dias 25 e 26 de julho, próxima sexta e sábado, a VI Festa da Agricultura Familiar do Cariri Paraibano, no Clube Recreativo da cidade. Com o lema “Agricultura Familiar plantando vida e colhendo saúde, todos construindo comercio justo no Cariri Paraibano” o evento tem o objetivo de destacar o trabalho de fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica na região do Cariri e potencializar a Tenda Agroecológica do Cariri, localizada no Centro de Boqueirão como espaço de comercialização. A Festa é uma promoção do Coletivo ASA Cariri Oriental (CASACO), uma das entidades integrantes da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba).
Além de representantes da ASA Paraíba convidados de diversas partes do Estado, participarão do evento cerca de 200 agricultoras e agricultores familiares de Boqueirão e de pelo menos mais sete municípios da região: Caraúbas, Cabaceiras, São Domingos do Cariri, Caturité, Alcantil, Barra de Santana e Barra de São Miguel. A Festa contará com oficinas temáticas, debates, rodas de conversa, apresentações culturais, feira agroecológica e uma grande caminhada pelas ruas da cidade no último dia da festa.
A programação do primeiro dia da Festa será mais voltada para atividades de formação e trocas entre os participantes. Na parte da manhã, após a abertura, acontecerá a palestra “Agroecologia e Comércio justo no Território do Cariri Paraibano”, seguida de uma roda de conversa sobre o Plebiscito pela Nova Constituinte para a Reforma do Sistema Político Brasileiro. Na parte da tarde ocorrerão as oficinas sobre temas como Mulheres, Sementes, Juventude, Criação Animal, Captação de Água e Metodologia de avaliação e planejamento.
Caminhada – Já no sábado, dia 26, o dia começará com uma caminhada que terá concentração à partir das 8h na sede do CASACO, localizado à Rua Ivanilda Rodrigues, 119, Centro e sairá pelas ruas centrais de Boqueirão, seguindo até a “Tenda Agroecológica do Cariri”, no local será inaugurado o espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar de base agroecológica. Durante o percurso da caminhada estão previstas algumas paradas, que estão sendo chamadas de “estações”, que serão momentos de reflexão onde se tratará dos quatro princípios da agroecologia: manejo agroecológico, justiça social, distribuição social das riquezas e viabilidade econômica. A festa será encerrada com uma mística e uma roda do xote ecológico, além de um almoço.
PROGRAMAÇÃO
25/07/2014, sexta-feira
08h – Café, inscrições e apresentação cultural
09h – Acolhida e mística: O banquete da vida – apresentação dos municípios com as bandeiras – formação do banquete
09h30 – Palestra “Agroecologia e Comércio justo no Território do Cariri Paraibano”
10h30 – Debate e encaminhamentos
11h30 Roda de conversa sobre o Plebiscito pela Nova Constituinte
12h Almoço
13h Oficinas Temáticas: Sementes | Mulheres | Juventude | Criação Animal | Captação de Água | Metodologia de avaliação e planejamento
16h Socialização das oficinas, debate e encaminhamentos
17h Mística de encerramento – Ciranda das sementes da paixão.
– Troca de sementes – – ciranda da paixão
18h30 Jantar
19h Noite cultural
– Apresentação por artistas dos municípios
– Arraia da Agricultura familiar 2º dia 2º dia
26/07/2014, sábado
06h Montagem da Feira Agroecológica
08h Concentração na sede do CASACO para II caminhada agroecológica
– Apresentação de Cultural
– Panfletagem
09h II Caminhada agroecológica. Trajeto: seguindo a Rua Ivanilda Rodrigues/ Rua
Severiano Macedo / Félix Araujo / Epitácio Pessoa / Tenda Agroecológica do Cariri
Estações princípios da agroecologia: 1 – manejo agroecológico, 2 – justiça social, 3 – distribuição social das riquezas, 4 – viabilidade econômica
09h30 Inauguração da Tenda Agroecológica do Cariri
10h Ato público – Agricultura familiar, Agroecologia e comercio justo
12h Encerramento místico – Roda do xote ecológico
13h Almoço festivo
13h Sorteio da Rifa (Prêmio: um bode)
15h Encerramento do evento