Fechamento do P1MC em Jandaíra poderá atender agricultores familiares com até 200 cisternas de placas
Uma mobilização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra e as associações comunitárias poderá fechar a demanda de cisternas rurais de placas através do Programa de Formação e Mobilização Social da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) ou o mais popular P1MC. Nesta sexta feira, 25 de abril, a diretoria do Sindicato e associações esteve reunido com o representante e coordenador do P1MC pela Associação de Apoio as Comunidades no Campo (AACC) para apresentação do Programa, metas e formação da Comissão Municipal do Programa.
A Comissão ficou composta de cinco membros, sendo um pelo Sindicato, a Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura Familiar de Tubibal, a Associação do Projeto de Assentamento Guarapes e os representantes comunitários das comunidades de Aroeira e Trincheiras. A Comissão passará por uma capacitação e ainda no mês de maio as obras das cisterna deverão iniciar em Jandaíra.
A prospecção realizada pelo Sindicato e as comunidades dão conta que, de acordo com os critérios do programa, somente pouco mais de 100 famílias poderão ser beneficiadas, mas há uma disponibilização de 200 cisternas para o município através da ASA/AACC e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).