Encontro P1+2 discute ações de desenvolvimento rural em municípios do PI
Representantes dos municípios de Pedro II, Assunção do Piauí, Piracuruca, Castelo, Lagoa de São Francisco e Milton Brandão participaram do Encontro Territorial de Avaliação do P1+2 – programa que terá recursos financiados pelo Governo Federal e Petrobras.
O objetivo do programa é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro; promover a soberania, segurança alimentar e nutricional; a geração de emprego e renda das famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos.
Com o tema “Terra, água, sementes da fartura e o protagonismo dos agricultores e agricultoras no uso, manejo e conservação da agrobiodiversidade”, a abertura do evento ocorreu, nesta sexta-feira (14), na Ecoescola Thomas a Kempis, em Pedro II.
O encontro, promovido pelo Centro de Formação Mandacaru e pelo Centro Regional de Assessoria e Capacitação (Cerac), tem a finalidade de avaliar as ações implementadas durante o ano passado nesses municípios.
“Vamos avaliar o trabalho e festejar o sucesso das ações que foram implementadas como o acesso à água para o consumo e para a produção. Também discutiremos a possibilidade dessas famílias receberem acompanhamento técnico, objetivando ampliar a produção”, disse José Pinheiro, coordenador do Centro de Formação Mandacaru.
José Maria Saraiva, do Cerac, acredita que, a partir deste encontro, é possível ampliar as ações do programa P1+2 nesses municípios. “Estamos capacitando essas famílias para que elas possam tocar seus próprios projetos. Estamos com uma grande expectativa de que os recursos sejam liberados para darmos andamento a esse projeto”, disse.
A prefeita Neuma Café destaca que o desenvolvimento sustentável é uma das alternativas para incentivar à agricultura familiar.
“Temos, pelo menos, duas alternativas para alavancar o desenvolvimento sustentável do nosso município. Uma delas é fortalecer ainda mais o turismo e a outra é incentivar a produção das famílias na agricultura familiar. Estamos apoiando essas iniciativas e nos colocamos a disposição para contribuir nesse processo”, disse.
Participaram ainda do Encontro do P1+2, que segue até a tarde de hoje (15), os secretários municipais de Meio Ambiente, Ronaldo Pinheiro, de Agricultura, Samara Galvão, e de Governo, George Henrique.
Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) – O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido da Articulação no Semiárido Brsileiro (ASA). O 1 significa terra para produção. O 2 corresponde a dois tipos de água – a potável, para consumo humano, e água para produção de alimentos.
Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com