Fundação Banco do Brasil entrega mais 10 mil Cisternas de Placas
Mais de 10 mil cisternas de placas foram instaladas no semiárido brasileiro até o início de 2014. A marca alcançada pela Fundação Banco do Brasil equivale a mais de 50% de um novo compromisso assumido pela instituição. A meta é que até o final do primeiro semestre deste ano, outras 10 mil unidades sejam construídas.
A iniciativa faz parte do Programa Água para Todos, uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal e tem como objetivo a universalização do acesso à água potável para consumo humano. Com as novas instalações, mais de 70 mil cisternas já estão em 122 municípios de nove estados, como Apodi/RN, Catolé do Rocha/PB e Paulo Afonso/BA. A tecnologia social minimiza o impacto da seca para 350 mil pessoas que vivem no semiárido brasileiro. Para implantação, cada unidade tem um custo unitário de R$ 2.579,00.
A cisterna de placas é uma solução para o problema da falta de água para regiões que sofrem com a seca. O modelo é um reservatório em forma cilíndrica, coberto e semienterrado, que com um encanamento simples, recolhe do telhado das casas a água da chuva.
Cada reservatório tem a capacidade de acumular 16 mil litros de água que, se usados com moderação, podem durar até oito meses para uma família de cinco pessoas, em atividades como cozinhar, beber e escovar os dentes.
O modelo de execução e gestão desenvolvido pela Fundação BB obteve sucesso por meio do esforço conjunto da rede de agências do Banco do Brasil, Articulação do Semiárido (ASA Brasil), parceiros locais e entidades que foram selecionadas em função de suas competências técnicas, gestão, mobilização e experiência na reaplicação da tecnologia social.