Encontro discute projetos para ajudar população a conviver com a seca
Para ajudar a população a conviver com a seca, várias entidades do estado realizam nesta sexta-feira (26) o Fórum Piauiense de Convivência com o semiárido. No encontro, as Organizações Não Governamentais (ONG’S) destacam o investimento de R$ 7 milhões com projetos para ajudar as famílias do semiárido do Piauí.
De acordo com o coordenador de articulação do encontro, Carlos Humberto, o programa quer investir em tecnologias que ajudem os moradores a conviver com os problemas da seca. “Vamos instalar projetos no estado e oferecer à população cursos de gestão em recursos hídricos”, disse.
Durante o encontro será discutido o programa de Aquisição de Alimentos e Programa (P1+2 – Uma Terra Duas Águas) que é uma das ações de formação e mobilização social, para convivência com o semiárido da Associação Semiárido Brasileiro (ASA).
O objetivo do programa é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no semiárido brasileiro, promovendo a soberania, a segurança alimentar, nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentável da terra e da água para produção de alimentos.
Ainda segundo Carlos Humberto, a sigla P1+2 significa a terra para produção (P1) com dois tipos de água (+2), ou seja, a potável para consumo humano e outra para produção de alimentos.
O encontro segue também no sábado (27) e a iniciativa acontece na Vila Operária, localizada no Centro da cidade de Guadalupe, no Sul do Piauí.