Cerac promove capacitação com as Comissões Municipais do P1+2 em Milton Brandão

Compartilhe!

Nos dias 13 e 14 de julho foi realizada no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Milton Brandão uma oficina de capacitação para as Comissões Municipais que ajudam a desenvolver nos municípios do semiárido piauiense os programas de Convivência com o Semiárido da Asa Brasil. O Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC) é a entidade que vai atuar como Unidade Gestora Territorial do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1 2) no norte do Piauí. O Programa vai beneficiar nesta região os municípios de Milton Brandão, Domingos Mourão, Juazeiro e Castelo do Piauí.

Lideranças sindicais, membros dos Conselhos Tutelares, Pastoral da Criança, representantes de igrejas, associações de moradores que formam essas comissões nos quatro municípios atendidos se reuniram com a equipe técnica do CERAC para discutir estratégias de ações para a melhor execussão do P1 2. As comissões conheceram as tecnologias que serão construídas, todos os componentes do Programa, passo a passo, dando maior ênfase para os componentes onde a participação das comissões é imprescindível como visita, seleção e cadastramento das famílias.

As comissões Municipais ajudam a identificar as famílias que estão dentro dos critérios do Programa e mais necessitam das tecnologias sociais. Nesta etapa o CERAC vai construir 70 cisternas calçadão, 06 tanques de pedras, 05 Bombas BAP, 19 cisternas de enxurrada, 25 barraginhas e 21 barreiros trincheiro, que serão distribuídas entre os quatro municípios. O novo termo de parceria para a execução do P1 2 foi assinado no mês de junho e tem o prazo de cinco meses para a sua execução.

P1+2 – O Programa Uma Terra e Duas Águas é desenvolvido pelas entidades que formam o Fórum Piauiense de Convivência com o semiárido através da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Em todo Piauí serão construídas 561 implementações.

O objetivo do Programa é construir desenvolvimento sustentável no semiárido brasileiro, através de tecnologias sociais que ajudem na captação da água da chuva. Além disso, visa a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no semiárido brasileiro na soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *