Do campo para a sala de aula: agricultores familiares realizam oficinas no X EnconASA
Kleber Nunes | Asacom
Mestres dos saberes do campo, mais de 350 agricultoras e agricultores familiares ocupam, nesta quarta-feira (20), as salas de aula da Escola Estadual Celso Rodrigues Rêgo, em Piranhas (AL). As turmas serão formadas por produtores agroecológicos que dominam diferentes técnicas de manejo sustentável dos bens naturais e coletivos que trabalham com comunicação e cultura popular. Das 9h ao meio-dia, elas e eles vão compartilhar esses conhecimentos em oficinas promovidas pelo X Encontro Nacional da Articulação Semiárido Brasileiro (EnconASA).
O momento de formação abordará os seguintes temas: “Agrobiodiversidade e sementes crioulas”; “Educação contextualizada”; “Saneamento ecológico”; “Comunicação popular”; “Fundos rotativos solidários”; “Energia renovável”; “Mudanças climáticas e combate à desertificação”; “Comercialização”; “Quintais produtivos”; e “Acesso à terra e ao território”.
Em cada oficina serão apresentadas experiências consolidadas e protagonizadas por homens e mulheres que constroem no dia a dia a convivência com o Semiárido. Durante as exposições haverá momentos para intervenções do público e debates.
ATER
Enquanto as agricultoras e os agricultores constroem novos saberes, técnicas e técnicos estarão reunidos na Praça do Giradouro, no centro histórico da cidade. São esperados mais de 200 participantes na oficina de “Assistência técnica popular” que acontecerá na tenda Naidison de Quintella.
Na perspectiva do fortalecimento da convivência com o Semiárido, será apresentado o projeto “Bens Comuns para a Transição Agroecológica Justa nos Sistemas Alimentares: o caso da comunidade Ouricuri, em Uauá (BA)”, desenvolvido pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa). As técnicas e os técnicos também conhecerão a construção do conhecimento envolvendo a academia e o saber popular da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), e a experiência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no projeto Quintais das Margaridas da ASA.
Todas as oficinas serão sistematizadas por meio de relatórios. Os documentos serão apresentados, na quinta-feira (21), e irão contribuir com a plenária que analisará o contexto social, econômico e político do Brasil, sobretudo, do Semiárido.
Sobre o X EnconASA
O EnconASA é um espaço de debate, onde são discutidas políticas públicas para o desenvolvimento e a promoção do bem-viver dos povos da região semiárida do Nordeste e de Minas Gerais. Esta edição do evento, que começou na segunda-feira (18) e segue até sexta-feira (22), tem como tema “Semiárido Vivo: por justiça socioambiental e democracia participativa”, e marca os 25 anos de atuação da ASA.
Ao todo, estão participando 500 delegados, sendo 70% deles agricultores e agricultoras familiares, eleitos para representar os estados do Nordeste e Minas Gerais. Além disso, o EnconASA conta com a participação de representantes dos poderes públicos, acadêmicos e parceiros da rede.
O encontro tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Prefeitura Municipal de Piranhas, da Cáritas Francesa e patrocínio da Fundação Banco do Brasil.