Beneficiados e instituições avaliam os resultados do programa P1+2
Foi realizado nos dias 5 e 6 de setembro, na diocese de Araçuaí, o encontro territorial do programa P1 + 2. O objetivo principal do evento foi avaliar os resultados alcançados com o programa.
Os agricultores familiares do vale do Jequitinhonha vivem numa região semi-árida com anos sucessivos de seca. A água é considerada um dos maiores patrimônios das comunidades rurais. As vezes ela falta até mesmo para o consumo humano. O programa uma terra e duas águas foi desenvolvido para que os agricultores familiares tenham a possibilidade de conviver com a seca, utilizando técnicas para o consumo e produção.
Os beneficiados pelo programa e as instituições parceiras estiveram reunidas com o objetivo de fazer uma avaliação das ações desenvolvidas. Durante dois dias o grupo participou de palestras, trabalhos em equipe, avaliações e visita a comunidade de Vargem de João Alves em Araçuaí.
Devido a seca e as dificuldades de produzir alimentos, uma grande quantidade de homens do vale tem migrado para o corte de cana por falta de trabalho e renda. Uma das saídas para fixar o homem no campo é disponibilizar terra, água e técnicas eficientes para a produção de alimentos.
Fonte: TV Araçuaí
Repórter: André Sá
Imagens: Cléber Espínola