Cisternas calçadão melhoram vida de famílias em comunidade de Ouricuri
Localizada a 8 km da cidade de Ouricuri, Território Sertão do Araripe pernambucano, a comunidade do Tamboril hoje é referência na produção agroecológica.
Depois de implantadas as cisternas de 16 mil litros provenientes do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), a comunidade conta há cerca de um ano, com sete cisternas calçadão de 52 mil litros do Programa uma Terra Duas Águas (P1+2), o que possibilitou que essas famílias pudessem ter água boa para consumo e para produção.
A implantação das cisternas do P1+2 é fruto da parceria entre o CHAPADA, CAATINGA e PDHC, e de acordo com o técnico do Caatinga, Antonio Marcolino, essas tecnologias têm contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida das famílias do Tamboril.
“Essas famílias, apesar de estarem há pouco tempo sendo acompanhadas, têm uma visão muito boa sobre uma produção agroecológica, livre de veneno e adubos químicos, como também, sobre a importância da preservação dos recursos hídricos”, ressalta.
Seu Francisco dos Santos, agricultor agroecológico, tem o maior orgulho de mostrar sua produção e diz que quase desistiu da cisterna, mas que sua esposa e outras pessoas da associação deram uma força, e hoje não consegue se ver sem a cisterna.
“Agora a gente produz e comercializa toda semana, e quando tira os custos a gente tira de 40 a 80 reais de lucro. Além disso, a gente consome e dividi parte da produção com nossos filhos e vizinhos”, relata.
A água da cisterna de 52 mil litros é utilizada para regar hortas e árvores frutíferas, como também, saciar a sede dos animais em períodos de estiagem. Além de seu Francisco outras famílias realizam experiências semelhantes na produção sustentável de alimentos, plantio de sequeiro à base de milho e criação de pequenos animais como galinhas, caprinos e ovinos.