Pesqueira sedia 'II Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentados do Semiárido'
O município de Pesqueira, no Agreste, sedia entre os próximos dias 27 e 29 o “II Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentados do Semiárido”, que tem por finalidade fortalecer o intercâmbio entre os participantes, focando a produção de alimentos através de sistemas baseados no princípio da agroecologia. Segundo informações da Diocese Pesqueira, uma das colaboradoras do evento, está sendo aguardada a participação de 300 participantes de todo o semiárido brasileiro e de outros países da América Latina, como Argentina e Paraguai. Além de agricultores, devem participar do encontro povos indígenas e quilombolas que convivem em regiões secas.
Promovido pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA – Brasil) em parceria com a ASA-PE, o evento conta com apoio da Diocese Pesqueira, Centro Sabiá, Agroflor, CEDEC e Diocese de Caruaru. No decorrer dos três dias de encontro, serão realizados debates, palestras, shows e apresentações culturais. No dia 28 os participantes serão divididos em grupos para visitar os municípios situados ao redor de Pesqueira. Os grupos se deslocarão a Águas Belas, Cumaru, São Caetano, Jataúba, São José do Egito e Venturosa, além da Serra do Orurubá, onde fica vive a tribo indígena dos Xucurus.
O encontro será encerrado com um ato público que terá a participação de representantes dos governos federais, estaduais e municipais. Objetivo é “dar maior visibilidade às experiências de convivência com o semiárido e enfatizar a importância das políticas públicas que valorize as atividades locais.
Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes