Semiárido vai receber recursos federais

Compartilhe!

OGoverno Federal está em fase de planejamento do programa Água para Todos que deve ser lançado em maio com o objetivo de minimizar os efeitos da seca no semiárido nordestino. Pretende-se a construção de 800 mil cisternas, adutoras e pequenos reservatórios que devem beneficiar 5 milhões de pessoas até 2014. Na Paraíba, 174 municípios sofrem com a falta de chuvas, de acordo com a Defesa Civil estadual.

“Temos problemas de falta d'agua em todo o semiárido paraibano, com destaque para municípios como Barra de Santa Rosa, Cubati e Piancó, dentre tantos outros que somam 174 cidades penalizadas com a seca. O programa do Governo Federal é uma iniciativa excelente porque busca solucionar um problema crítico que é a falta de chuva nessa região do Brasil. O caminho é este mesmo”, declarou o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel José Walber Rufino.

No ano passado, a Paraíba recebeu R$ 6 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) paraconstruir 4.410 cisternas nos municípios do semiárido. Também foram beneficiados os estados da Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte, que juntos receberam R$ 37 milhões para a construção de 27 mil cisternas.

O Água para Todos faz parte das estratégias do Governo Federal para o combate à miséria no País, tratado como prioridade pela presidenta Dilma Rousseff. Segundo levantamento do Ministério da Integração, 58% pobreza brasileira se concentra no semiárido, que inclui sertões da Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Sudeste de Minas Gerais e Norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

O programa é inspirado em uma iniciativa do governo da Bahia que tem o mesmo nome e que já conseguiu levar água para 2 milhões de pessoas no Estado. Outra inspiração é o Programa Um milhão de Cisternas (P1MC), criado e organizado pela Articulação do Semiárido (Asa), entidade formada por vários setores da sociedade civil e que vem desenvolvendo ações para ajudar o semiárido a lidar com a escassez de chuva naregião.

A cisterna é um tanque de água construído nas residências com placas de cimento. Ela tem a capacidade de armazenar 16 mil litros de água coletada através do escoamento da água da chuva dos telhados onde são instaladas calhas. Com as cisternas o morador do semiárido pode sobreviver durante o período de estiagem que chega a durar até 8 meses na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *