Programa beneficia 10 comunidades rurais de Areia Branca com a construção de 204 cisternas
Durante o ano de 2010, o Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC) beneficiou 10 comunidades rurais do município, onde foram construídas 204 cisternas. Os números foram divulgados pelo gerente de Assuntos Comunitários, José Maria de Sena, no relatório anual apresentado no início deste mês.
Segundo o relatório, foram contempladas com cisternas as localidades de Casqueira (24 unidades), São José (24), Morro Pintado (17), Serra Vermelha/Canto do Amaro (70), Redonda (2), Sítio Golinha (2), Freire (10), Ponta do Mel (30) e Upanema (25 cisternas).
Responsável pela execução no programa no município, o gerente José Sena disse que o valor unitário de uma cisterna, que tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água das chuvas, é R$ 3.500. “Em Areia Branca, foram investidos R$ 714 mil na implantação das 204 cisternas, com capacidade total para armazenar 326,4 milhões de litros de água”, acrescenta o gerente.
Contando com a contrapartida do município, o P1MC beneficiará centenas de pessoas com água potável para beber e cozinhar, graças às cisternas. Essa água é captada das chuvas, através de calhas instaladas nos telhados. As cisternas foram construídas com a participação da própria comunidade, que contribuíram com a execução de serviços gerais, principalmente de escavação.
Para o gerente José Sena, iniciativas como o P1MC, além de garantir água para o consumo humano, têm contribuído significativamente para o fortalecimento das comunidades rurais, garantido cidadania e dignidade a milhares de famílias.
Programa do Governo Federal, o P1MC deve continuar ampliando sua atuação do município, já que a meta é construir 407 cisternas. Além das localidades já beneficiadas, na sua segunda etapa o programa deverá construir outras 203 cisternas em comunidades como Casqueira II, Garavelo I, Garavelo IV, Upanema de Cima, Morrinhos e São Cristóvão.
As informações são do jornal O Mossoroense