Semiárido integra estratégias de comunicação
, Vai até esta sexta-feira, 3 de dezembro, o encontro entre comunicadores populares do Semiárido, realizado em Camaragibe, Pernambuco. Os participantes representam diversas organizações da Articulação pelo Semiárido (ASA), presente em todos os estados do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo. Integram a ASA sindicatos, assentamentos rurais, ONGs, associações, entre outros grupos.
As práticas de comunicação adotadas pela ASA são autônomas e diversas. Envolvem rádios comunitárias, livres, informativos, ações como o desenvolvimento da linguagem popular, educomunicação, entre outras. O encontro busca fortalecer a integração estratégica entre as experiências das organizações e também as práticas que acontecem em toda a região.
Outro objetivo é discutir sobre a abordagem da mídia, considerada ainda não suficientemente qualificada sobre os potenciais e a convivência com o Semiárido. Com o entendimento de que a valorização da convivência significa garantia de direitos para crianças e adolescentes e de toda a população, as primeiras ações de comunicação da ASA aconteceram com o apoio do UNICEF, buscando dar visibilidade aos direitos da infância e adolescência no Semiárido.
No encontro, a organização Catavento, responsável pelas primeiras ações de comunicação da ASA , compartilha a experiência de monitoramento de mídia a fim de qualificar a cobertura. A metodologia de monitoramento e qualificação é desenvolvida pela Rede ANDI Brasil de comunicadores pelos direitos da criança e adolescentes, da qual a Catavento também faz parte.
Além da Comunicação para a Visibilidade, as experiências das organizações serão compartilhadas no encontro através de mais dois eixos: Comunicação Alternativa, Comunicação em Rede e Sistematização de Experiências. Ao fim do evento, a sistematização deve orientar novas estratégias para qualificar as ações em comunicação das organizações e dessa região brasileira que abarca territórios de 11 estados brasileiros.
Fonte: Auçuba