ASA Paraíba realiza Encontro Ampliado da Rede Água

Compartilhe!

, Dias 21 e 22/10, aconteceu, em Campina Grande/PB, o Encontro Ampliado da Rede Água da Articulação no Semiárido paraibano (ASA). O evento contou com a participação maciça das Unidades Gestoras dos programas Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e Um Milhão de Cisternas (P1MC) no estado. As Unidades Gestoras atuam nas regiões do Médio Sertão, Alto Sertão, Cariri Seridó, Pólo da Borborema, Agreste e Brejo Curimataú.

Na oportunidade estiveram presentes coordenadores, agentes de campo, animadores de comunidades e assessores das respectivas entidades: ASPA, ASPT´A, CAAASP, CAMEC, CENTRAC, CEOP, POLO BORBOREMA, PROPAC, SPM e STR APARECIDA.

O encontro teve como objetivo refletir sobre o papel dos programas P1MC e P1+2 e como os processos de formação em curso estão se articulando com outros temas e com as políticas públicas de abastecimento de água. Outro ponto de planejamento discutido foi a realização da Semana Mundial da Água em 2011.

No primeiro dia, houve uma dinâmica de integração entre os participantes, quando foi criado um mapa, intitulado O jardim do Semiárido, destacando as potencialidades e características de cada microrregião.

Logo em seguida, foi feito de forma coletiva um resgate da trajetória do surgimento da ASA Paraíba e dos dez anos da ASA Brasil. Foi lançado um olhar para a metodologia do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência no Semiárido.

Em outro momento, foram apresentadas duas experiências de dinâmicas territoriais, uma do Pólo da Borborema e do Coletivo, discorrendo sobre os mecanismos locais e as diversas ações realizadas dentro da perspectiva de convivência.

Depois da exposição das experiências, foi feito um debate em grupos sobre os processos de formação, conteúdo, metodologia do P1MC e P1+2 na Paraíba. Também foram discutidos e analisados os processos de gestão organizativa e política, o fortalecimento das organizações e suas relações com as políticas públicas locais, bem como, o fortalecimento das dinâmicas microrregionais.

No segundo dia, os grupos apresentaram uma síntese das discussões e as propostas para a superação das dificuldades identificadas.

Para fechar o encontro, discutiu-se a preparação da Semana Mundial da Água em 2011. Várias propostas foram encaminhadas. Uma delas é a realização de um grande encontro – parecido com a Festa da Semente da Paixão – no qual sejam abordados os temas de recursos hídricos, saneamento básico, destino do lixo, preservação do meio ambiente e dos mananciais de água. A idéia ficou para ser amadurecida nas próximas reuniões da Rede Água ainda com as demais comissões de organização do evento que serão formadas no mês de novembro de 2010.

Fonte: ASA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *