APAEB de Araci vai construir 440 cisternas este ano
A nova era da APAEB de Araci começa com uma boa notícia para os agricultores familiares: A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) aprovou nesta semana, uma cota de 320 cisternas de armazenagem de água para consumo, para ser desenvolvida através da APAEB de Araci, com as comunidades carentes, por meio das Associações Comunitárias.
O coordenador geral da APAEB, Edcarlos Pastor considera uma grande conquista para o município, pois acredita que as cisternas vão beneficiar 320 famílias que hoje bebem água de reservatório sem muita qualidade, como açudes e barragens.
Atualmente, a APAEB está em processo de cadastramento 120 famílias que receberão cisternas do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), do governo federal. Junto a estas da FEBRABAN, o número de cisternas que serão construídas até o final de 2010, pela APAEB, somam-se 440.
Mas a luta não para por ai, pois a APAEB caminha em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Araci (SINTRAF), que também está em processo de cadastramento de famílias que serão beneficiadas por cisternas. Segundo o assessor da APAEB de Araci, Wellington da Silva, a estimativa é que o Movimento Social feche o ano de 2010, com cerca de 1000 cisternas construídas.
As cisternas fazem parte de uma política pública direcionada, no âmbito da redução da desigualdade social no meio rural e da convivência com o semiárido, através da possibilidade de ingestão de água potável, que vai contribuir para redução das doenças advindas de água contaminada. (Fonte: Portal diretório do PT)