Acesso à água para mais 216 famílias do Semiárido baiano
A segunda fase do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) vai transformar a vida de mais 216 famílias dos municípios de Mulungu do Morro, localizado no Território de Irecê e Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina. O processo de construção dos reservatórios para captação e armazenamento de água da chuva está a todo vapor e deve terminar em meados de setembro.
Na primeira etapa, 288 famílias de Barro Alto, Iraquara e Mulungu do Morro foram beneficiadas. Nos cursos de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), as famílias aprenderam como utilizar corretamente as cisternas e participaram de atividades práticas sobre participação cidadã e convivência sustentável no Semiárido.
O Programa também prevê a construção de 45 cisternas de produção de alimentos em escolas de seis municípios. A seleção e cadastramento começam no próximo mês. A etapa de capacitação em GRH e construção das cisternas, a partir de outubro. A finalização está prevista para março de 2011.
O P1MC é capitaneado pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), com apoio do Governo Federal. Desde 2004, na Bahia, o Centro de Assessoria do Assuruá (CAA) passou a ser uma das unidades gestoras do Programa. A meta nacional do programa é beneficiar cerca de cinco milhões de pessoas em todo o país com a construção de cisternas para armazenamento de água da chuva.