Técnicos do 1 Milhão de Cisternas iniciam capacitações em municípios do Cariri Paraibano
A equipe técnica da Unidade Gestora Microrregional (UGM) CENTRAC, do Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC), começa nesta sexta-feira (09), a realizar uma série de capacitações em Juazeirinho e São Vicente do Seridó, na Cariri paraibano. As capacitações são voltadas para cerca de 120 famílias de quatro comunidades nos dois municípios.
Segundo Garibalde Goes, coordenador técnico da equipe, o objetivo é melhorar o manejo da água para o consumo da família agricultora a partir do entendimento sobre os caminhos e as funções da água no arredor de casa. “Esse momento é importante para as famílias despertarem os cuidados com a água da cisterna e que usem corretamente a água armazenada para beber e cozinhar”. Explicou Garibalde.
Durante as capacitações as famílias vão conhecer, através de demonstrações, técnicas de filtragem, uso do pluviômetro e composição da água do barreiro e da cisterna. O público será formado por pessoas envolvidas com manejo da água nas propriedades, agentes de saúde e professores(as) das comunidades Ilha Grande e Sussuarana em Juazeirinho e Santa Cruz e Vaca dos Frades em São Vicente do Seridó.
A partir do segundo semestre de 2010 o CENTRAC passou a ser uma das entidades executoras do P1MC, que está tendo uma atuação nos municípios de Cubati, Pedra Lavrada, Juazeirinho, São Vicente do Seridó, Tenório e Olivedos, todos no Cariri Paraibano. A meta do Projeto é a de construir 550 cisternas nestes municípios até dezembro deste ano.
O P1MC é desenvolvido pelas instituições que compõem a ASA, entre elas o Centro de Ação Cultural e tem como meta a universalização do abastecimento de água no Semi-Árido. Trabalha na perspectiva da construção de cisternas e do gerenciamento dos recursos hídricos. Recentemente o P1MC ultrapassou a marca de 180 mil cisternas construídas em todo o Semi-Árido, o projeto tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).