2012 – Januária, Minas Gerais
Notícias
-
Confira os museus no Semiárido que você precisa conhecer
Breve guia traz opções de passeio nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte
-
Conferência Livre de Meio Ambiente do Semiárido aprova propostas e escolhe representantes para etapa nacional
Foram elaboradas oito proposições para os eixos: governança e educação ambiental, transformação ecológica, mitigação e justiça climática
-
MMA abre consulta pública para o Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca
Contribuições podem ser enviadas pela plataforma Participa + Brasil até 20 de dezembro
-
Ameaça da pulverização aérea de agrotóxicos por drones no Ceará
Por Fórum Cearense Pela Vida no Semiárido (ASA Ceará) Na última sexta-feira, 06/12, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou a representantes do agronegócio que espera, até o fim do ano, s aprovado na Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei autorizando o uso de drones agrícolas para a pulverização de agrotóxicos. O…
Experiências
-
25 ANOS DA ASA | TV ENCONASA
-
OFICINAS TEMÁTICAS, NOVOS PROGRAMAS E EXPERIÊNCIAS | TV ENCONASA
-
INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS | TV ENCONASA
-
ABERTURA DO X ENCONASA | TV ENCONASA
-
TV ENCONASA | UMA JANELA PARA O SEMIÁRIDO
-
TV EnconASA: vem aí!
-
Na mala para o X EnconASA: Pernambuco
-
Na mala para o X EconASA: Bahia
O 8º EnconASA aconteceu, em novembro de 2012, às margens do Rio São Francisco, na cidade de Januária, em Minas Gerais, com a benção dos povos e comunidades tradicionais e com a força do povo sertanejo, que vê na ASA, uma bandeira de luta, uma identidade, uma afirmação política, uma esperança e a certeza de unidade, força, coragem e rede.
Com o tema “Convivência com o Semiárido – Trajetórias de Lutas e Resistências para a Superação da Pobreza e Construção da Cidadania”, esta edição foi um momento não apenas de reconhecimento das ações e reflexão da caminhada da ASA, mas, sobretudo, de diálogo com o governo federal para a proposição de novas ações no campo da convivência com o Semiárido, como a conservação, multiplicação e armazenamento das sementes crioulas da região através de uma estratégia de gestão coletiva deste patrimônio genético. Do diálogo aberto com setores do Governo Federal, surgiu o Programa Sementes do Semiárido, lançado em 2015.
Um grande marco desta edição do EnconASA foi a inclusão do debate sobre a comunicação popular e comunitária entre os temas refletidos durante o encontro. Incluir essa temática no debate do EnconASA significa ampliar a consciência da rede para a importância de aglutinar a bandeira da democratização da comunicação na proposta da convivência com o Semiárido.