Notícias

Mais notícias →

Mais experiências

O 8º EnconASA aconteceu, em novembro de 2012, às margens do Rio São Francisco, na cidade de Januária, em Minas Gerais, com a benção dos povos e comunidades tradicionais e com a força do povo sertanejo, que vê na ASA, uma bandeira de luta, uma identidade, uma afirmação política, uma esperança e a certeza de unidade, força, coragem e rede.

Com o tema “Convivência com o Semiárido – Trajetórias de Lutas e Resistências para a Superação da Pobreza e Construção da Cidadania”, esta edição foi um momento não apenas de reconhecimento das ações e reflexão da caminhada da ASA, mas, sobretudo, de diálogo com o governo federal para a proposição de novas ações no campo da convivência com o Semiárido, como a conservação, multiplicação e armazenamento das sementes crioulas da região através de uma estratégia de gestão coletiva deste patrimônio genético. Do diálogo aberto com setores do Governo Federal, surgiu o Programa Sementes do Semiárido, lançado em 2015. 

Um grande marco desta edição do EnconASA foi a inclusão do debate sobre a comunicação popular e comunitária entre os temas refletidos durante o encontro. Incluir essa temática no debate do EnconASA significa ampliar a consciência da rede para a importância de aglutinar a bandeira da democratização da comunicação na proposta da convivência com o Semiárido.

I EnconASA

2000
Igarassú, Pernambuco

II EnconASA

2001
Igarassú, Pernambuco

III EnconASA

2002
São Luís, Maranhão

IV EnconASA

2003
Campina Grande, Paraíba

V EnconASA

2004
Teresina, Piauí

VI EnconASA

2006
Crato, Ceará

VII EnconASA

2010
Juazeiro, Bahia

VIII EnconASA

2012
Januária, Minas Gerais

IX EnconASA

2016
Mossoró, Rio Grande do Norte

X EnconASA

2024
Piranhas (AL) e Canindé de São Francisco (SE)