Agricultura familiar de São Raimundo Nonato ganha plataforma de vendas online
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/03_04couve_bAG0dL6.jpg)
A aquisição de produtos orgânicos oriundos da agricultura familiar promove valores cada vez mais exigidos pelos consumidores: sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental, valorização da cultura local e da produção regional, geração de trabalho e renda e, consequentemente, desenvolvimento local sustentável. Essa afirmação é do grupo que compõe o Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) do Instituto Federal do Piauí, campus de São Raimundo Nonato.
Pensando em formas de fortalecer a produção agroecológica e promover vendas dos produtos agroecológicos da agricultura familiar do município de São Raimundo Nonato, o NEA desenvolveu em parceria com a Associação dos produtores e produtoras Agroecologicos do Semiárido Piauiense (APASPI) a primeira plataforma de venda pela internet: “Orgânicos Zabelê”.
A plataforma já está funcionando e conta com uma diversidade de produtos orgânicos disponíveis para a venda, a exemplo de legumes, hortaliças e frutas de base agroecológica produzidas na comunidade Novo Zabelê. Os consumidores e consumidoras da região já podem acessar e fazer seus pedidos diretamente no site e receber os produtos no conforto de sua casa nas terças e quintas-feiras. Confira no endereço: http://www.organicosrn.eco.br/.
NEA
O Núcleo de Estudos em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, campus São Raimundo Nonato, vem promovendo a articulação dos pequenos produtores e o mercado com enfoque de cadeia de valor e desenvolvendo estratégias centradas na sustentabilidade.
Outro iniciativa do núcleo é a “Feira no Campus” que é realizada na segunda quarta-feira de cada mês no campus. A feira agroecológica promove o encontro do/a agricultor/a familiar com o/a consumidor/a, estreitando a relação entre eles/elas e promovendo a troca de informações. Lá, quem compra sabe a história do produto que está adquirido; de onde vem e como é produzido, o que proporciona segurança acerca do alimento que está sendo consumido.
APASPI
A Associação dos produtores e produtoras Agroecologicos do Semiárido Piauiense vem se fortalecendo com as experiências exitosas de produção de base agroecológica. A APASPI possui certificação orgânica, e já conta com o selo de produto orgânico em sua produção. A produção certificada tem contribuído para o fortalecimento da valorização das sementes crioulas, imprimindo identidade no processo de geração e promoção da segurança alimentar e nutricional dos/as associados/as.
A APASPI vem conquistando espaços, sempre caminhando em parcerias importantes como Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato, Diaconia, NEA- Campus São Raimundo Nonato, dentre outros.