Nota de pesar pelo falecimento da companheira e ex-primeira-dama Marisa Letícia
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/06-02_Marisa_Leticia_Foto_Ricardo_Stuckert_00110042008.jpg)
Faleceu ontem à tardinha (03.02.2017) a companheira e ex-primeira-dama Marisa Letícia.
Seu falecimento nos coloca, a nós que ficamos, ante o mistério da morte e da vida. Dos limites infindos do ser humano e o desejo de que a morte não tivesse acontecido. Coloca-nos, também, ante o dever e a necessidade de celebrar o que de humano, de justiça, de solidariedade, de bem querer e de bom a pessoa que se vai deixa marcado para sempre entre nós. Assim, Marisa parte, mas fica entre nós sua marca indelével.
A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), ao manifestar ao ex-presidente Lula, seus filhos e familiares, seu pesar pelo falecimento de Marisa, o faz reconhecendo as marcas de bem querer e de justiça que ela deixou entre nós.
Estas marcas são, entre outras:
Da mulher forte, autônoma, livre, não subalterna, cidadã.
Da mãe que soube no dia a dia educar seus filhos.
Da companheira que esteve ao lado do seu companheiro em todos os momentos da vida. No dia a dia da família, ao criar os filhos, ao viver junto. Mas, também, como sindicalista lutando pela justiça, como companheira visitando-o nas prisões do porão da Ditadura Militar, como primeira-dama, por oito anos, nos Palácios de Governo, sem, no entanto, se inebriar pela vida palaciana.
Da ex-primeira-dama que nunca confundiu seu papel de companheira e esposa com a interferência indébita no affaire político;
Da companheira perseguida, juntamente com seu esposo, por ações policiais e judiciais injustas, como aquelas que de há muito Lula e sua família vêm sofrendo e que, com certeza, contribuíram para o AVC que a vitimou; daquela a quem foi negado, ultimamente, o direito à vida familiar calma e tranquila.
Da cidadã que, não contente com todo o serviço à vida que prestou aqui entre nós, doa seus órgãos para que a vida siga e continue em outros que deles necessitam.
Assim, a marca da mulher brasileira, simples, comprometida, gente do povo, lutadora por dias melhores e um Brasil para todos e todas.
Companheiro Lula, a ASA, ao relembrar e celebrar os valores acima, pelos quais Marisa continuará presente entre nós, quer desejar a você muita força para continuar a construir o Brasil de todos e todas, para o qual você e ela muito contribuíram e você continuará contribuindo.
A ASA quer te dizer que está ao seu lado, neste momento de dor e de esperança.
A ASA expressa seu compromisso não num Brasil de ódio, como o que muito temos visto, até mesmo entre os médicos que, ao invés da vida, se colocam a serviço da morte (porque o doente pensa diferente deles), mas um Brasil solidário, justo, equitativo e para todos e todas.
Que Marisa vá em paz. Que seu legado nos inspire e fortaleça na luta.
Semiárido Brasileiro, 04 de fevereiro de 2017
Coordenação Executiva da ASA Brasil