Manifesto da sociedade civil pede arquivamento da PEC 55

Compartilhe!

Reunidos em Brasília na manhã desta terça-feira (29/11), representantes da sociedade civil que compõem o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) aprovaram um manifesto que solicita o arquivamento da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 55/2016.

A PEC, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos, começa a ser votada no plenário do Senado a partir desta terça-feira.

No documento, os conselheiros da sociedade civil argumentam que o novo regime fiscal “cristaliza desigualdades que requerem priorização no uso dos recursos públicos.” O manifesto alerta que os cortes no orçamento afetarão o Sistema Único de Saúde (SUS) e a execução do Plano Nacional de Educação (PNE).

“A volta do país ao Mapa da Fome e a ampliação da insegurança alimentar e nutricional são consequências previsíveis do ajuste fiscal pretendido, com maior incidência em segmentos sociais tais como indígenas, quilombolas e povos e comunidades tradicionais, população negra, mulheres, crianças, adolescentes e idosos”, diz o texto do manifesto.

O documento assinado pelos representantes da sociedade civil que integram o Consea foi protocolado no Senado Federal na tarde desta terça-feira.

Clique aqui e leia o manifesto na íntegra

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *