Povo Tremembé faz ação de retomada de área indígena ocupada por resort em Itapipoca
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/17_08_tremembe_cetra.jpg.jpg)
O povo Tremembé da Barra do Mundaú, situado no município de Itapipoca (CE), realizou na madrugada da última terça-feira, 09, uma ação de retomada na Barra do Mundaú. A ação consiste na ocupação de um sítio que estava sob domínio da empresa Nova Atlântida (resort espanhol) e de alguns não índios que ainda residem no território indígena.
“Antes da empresa chegar morava gente aqui, os nossos antepassados moraram aqui. E sempre foi o nosso acesso para ir para o Mundaú, para Canaã, para atravessar a Barra. Quando eles chegaram, eles cercaram todo esse espaço aqui que nós estamos”, conta Erbene Rosa, liderança Tremembé.
Na ocupação tem sido realizadas aulas, reuniões de projetos, atividades culturais, dentre outros atividades. A prática da retomada tem sido utilizada pelos Tremembé da Barra do Mundaú desde o ano de 2014 quando uma parte da aldeia São José foi retomada e transformou-se em um acampamento de retomada que persiste até hoje. A área retomada no último dia 9, que antes os indígenas não tinham acesso, se tornou espaço de livre circulação aos Tremembé.
“Retomar esse espaço é arriscado. Por ser mais distante das aldeias e da maioria das casas, não tem energia… Mas nós, na luta, não procuramos horário, nem dia. Quando a gente vê que chegou a hora, entramos para ficar”, afirma Erbene.
No último dia 8 de agosto, completou um ano da assinatura da portaria declaratória da terra indígena Tremembé da Barra do Mundaú. Atualmente, o povo Tremembé luta para que se avance no processo da demarcação física da terra, e assim, dar continuidade à demarcação definitiva da terra Tremembé.