Comunidades do município de Jucás no Ceará festejam a conquista de 35 tecnologias de convivência com o Semiárido
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/28_06_baixao-cisternas-iea.jpg)
As comunidades de Cipó, São Francisco, Umbuzeiro, Umarí dos Teixeira e Veneza festejaram na noite de sábado, 25, no Sítio Baixão, a entrega de 35 tecnologias de convivência com o Semiárido (28 cisternas de enxurrada, três cisternas-calçadão e quatro barreiros-trincheira), referentes à segunda etapa do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) sendo executada pelo Instituto Elo Amigo na região.
O coordenador executivo do Instituto Elo Amigo, Marcos Jacinto destacou a importância das políticas de convivência com o Semiárido e de como elas são impactantes no cotidiano das famílias beneficiadas.
Já para o coordenador do P1+2 no Elo Amigo, Ednaldo Alves, as famílias estão de parabéns pela participação. Em sua fala ele ressaltou ainda, o envolvimento pessoal de cada um com a política pública que garante a sobrevivência no Semiárido e pela visão positiva de futuro.
“O sentimento de esperança e querer melhorar de vida é facilmente identificado na fala de cada um dos beneficiários e, isso confirma que a parceria entre Elo Amigo e comunidade tem rendido frutos fortes. Acredito que nessa mesma data do ano que vem a colheita será mais rica e nos renderá boas histórias para contar. Eu e toda a equipe do P1+2 e do Elo Amigo só temos a agradecer pela experiência de vida e amizade compartilhada conosco”, disse Ednaldo.
O momento reuniu aproximadamente 80 famílias e um público total de 350 pessoas, além de autoridades da região. Em clima de festejos juninos, o momento contou com fartura de comidas típicas e apresentação de quadrilha junina.
Confira o vídeo com depoimentos das famílias que conquistaram suas tecnologias https://www.youtube.com/watch?v=sjDNJbAl_gg