Cáritas PI realiza Seminário de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/02.12_Adonias_Caritas.jpg)
A Cáritas Brasileira Regional do Piauí realizou nos dias 19 e 20, em Picos, e nos 26 e 27 de novembro, em Paulistana, o Seminário de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido.
O evento faz parte da estratégia de formação do programa Cisternas nas Escolas, desenvolvido pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA). Participaram dos Seminários educadores/as, gestores públicos, estudantes e representantes de movimentos sociais.
O evento teve a finalidade de contribuir para a consolidação de uma proposta de educação no Semiárido, que respeite e valorize o contexto, a identidade, a cultura e a diversidade da região. Na oportunidade, foi feita uma avaliação das ações do programa nos municípios de Jacobina do Piauí, Betânia do Piauí, Curral Novo, Campinas do Piauí, Massapé, Jaicós, Pe. Marcos, Simões e Caridade do Piauí.
“A escola tem um potencial transformador na vida da comunidade escolar. O programa Cisterna nas Escolas veio para proporcionar a democratização da água, tornando a água de beber em água de educar, ou seja, um instrumento de educação contextualizada. Durante esses dois dias de Seminários, os participantes discutiram as conquistas, avanços e desafios do direito à educação de qualidade na região”, explica José Francisco, coordenador técnico do Programa na Cáritas Regional Piauí.
Os temas abordados durante a oficina investigavam o Semiárido como espaço de vida e suas potencialidades. “Semiárido: Que lugar é esse?” foi uma pergunta geradora para debates sobre a caracterização, história e vida no região. Houve também a realização da exposição “Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro”. Neste momento, contribuíram para a reflexão o professor da Universidade Federal do Piauí e membro da Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (Resab), Elmo de Souza Lima, e o secretário de Educação do município de Itainopólis, Eusébio Sousa.
O debate foi aprofundado mediante a experiência da Ecoescola Thomas A Kempis, desenvolvida pelo Centro de Formação Mandacaru de Pedro II e também pela Escola Municipal Liberato Vieira de Ipiranga do Piauí, que tem apostado seus esforços numa educação formal e contextualizada.
Como resultado deste trabalho a professora, Raila dos Reis Sousa, fez um cordel que resume a realização dos Seminários de Educação Contextualizada.
Educação Contextualizada
Educação Contextualizada
Em uma grande discussão,
Trazendo a realidade pra escola
E qualidade de vida no Sertão.
Projeto Cisternas nas Escolas
Cáritas e ASA em ação,
Adentrando maiores conhecimentos
Para nossa Educação.
Que lugar é esse?
Na fala de Carlos Humberto,
Lugar de contradição
Quando observado de perto.
Invés de tentar combater a seca
Aprendemos a conviver,
Adotando critérios e metas
Pra melhorar nosso viver.
Professor Eusébio Sousa
Explanou a diversidade ambiental,
Riqueza produtiva
Grandeza cultural.
A professora Lurdiana
Apresentou na prática,
Educação Contextualizada
No Semiárido atual didática.
Dividido em três módulos,
Grandiosa formação,
Incentivando Educadores/as
E melhorando a Educação.
Deixo aqui o meu abraço
E a minha gratidão,
Pela belíssima oportunidade
E um novo olhar pro meu Sertão.
(Raila dos Reis Sousa em 27/11/15 – Curral Novo/PI – Participante Oficina Educação Contextualizada – Estudante do curso de licenciatura em Ciência da Natureza – UFPI)