1º Intercâmbio Regional de Educação Contextualizada no Semiárido Baiano será realizado em Várzea do Poço
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/19.11_encontro-educacao-contextualizada-BA.jpg)
Esse é o entendimento que vai permear toda a programação do 1º Intercâmbio Regional de Educação Contextualizada no semiárido baiano, que será realizado de 30 de novembro a 3 de dezembro, na cidade de Várzea do Poço, na Bahia.
A escolha do local não foi por acaso, já que é nesse município que se desenvolve um trabalho de educação contextualizada iniciado nos primeiros anos da década de 2000 a partir da experiência do projeto “A educação que a gente quer do jeito que a gente é”, que foi executado, na época, pela Diocese de Ruy Barbosa. O projeto rendeu bons frutos e um deles foi ter incorporado educação contextualizada como política pública municipal.
Com os objetivos de conhecer melhor sobre esse trabalho de educação contextualizada no semiárido baiano, promover debates sobre diversas temáticas (educação popular, convivência com o Semiárido, gênero, desafios e perspectivas da educação contextualizada) e realizar momentos de celebração e integração, o intercâmbio foi planejado por representantes da Secretaria de Educação de Várzea do Poço, da Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa e da Cáritas Regional Nordeste 3. O evento, que contará com a participação educadores/as, representantes do poder público e de organizações da sociedade civil, terá uma programação diversificada: visita a experiências locais, mesas de debate, oficinas pedagógicas e apresentações culturais.
As expectativas para a realização desse intercâmbio são positivas e têm o intuito de possibilitar a troca de saberes entre os que já vivenciam a experiência da educação contextualizada e aqueles/as que desejam conhecer mais sobre esse trabalho ou que já desenvolvem em suas comunidades outras ações que buscam a “perfeita harmonia entre o relacionamento com as pessoas, sua cultura e em seu meio…”.