Com tecnologias cheias, famílias comemoram a chegada das chuvas em Imaculada

De acordo com informações da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), desde o início de março de 2015, foram registradas chuvas de aproximadamente 115 mm no município de Imaculada, no sertão paraibano. A chegada das chuvas renova as esperanças dos agricultores e agricultoras que aguardam o momento de iniciar as plantações.
![]() |
Casal apresenta barreiro com água acumulada. |
Durante o termo de parceria do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) realizado de abril de 2014 à abril de 2015, foram construídas 101 implementações entre Barreiros-trincheira, Cisternas-calçadão e Cisterna de Enxurrada em Imaculada (PB). Com as implementações cheias, o clima é de pura alegria.
Na comunidade Riacho dos Negros, o casal Maria do Socorro Leite e Edmam Alves, conquistaram um Barreiro-trincheira. Pouco tempo depois da construção, eles já comemoram a reserva de água concentrada na última chuva. O agente de campo Erivan dos Santos fala sobre a satisfação dos agricultores e das agricultoras ao verem suas implementações com bastante água: “Recebi uma ligação às 9h da noite, do agricultor Edmam, falando da satisfação pelo fato de ter juntado água no Barreiro, água essa, que já está servindo para matar a sede da sua pequena criação de bovinos”, relata.
Os agentes e as agentes de campo exercem um importante papel nas instituições no que diz respeito a formação e a motivação das famílias. Seu trabalho vai além da mobilização social e acompanhamento das construções das implementações físicas. Diariamente, eles e elas percorrem as comunidades conhecendo a realidade de cada família e levam consigo experiências únicas de gratidão e de aprendizado.