Mulheres do semiárido expõem artesanato na Feira de Sergipe

![]() |
Rosenilda exibe as peças que serão comercializadas |
Redes confeccionadas manualmente, bordados, renda, patchwork e pinturas em tecidos. Estes são alguns produtos expostos por mulheres moradoras do semiárido sergipano, durante a maior feira de artesanato do estado. A 16ª edição da Feira de Sergipe é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e acontece de 10 a 25 de janeiro na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju.
Mulheres como a artesã Rosenilda Oliveira Santos, do povoado Amargosa, município de Poço Verde, localizado a 123 quilômetros da capital, demonstra muito entusiasmo ao falar da participação na Feira. “É sem dúvida uma ótima oportunidade para todas que participam do projeto e que tem a possibilidade de mostrar o trabalho nesse evento. Espero vender bem, adquirir novas experiências de mercado e principalmente ter o nosso trabalho reconhecido”, afirma a artesã beneficiária do Projeto.
Rosenilda e mais 240 mulheres, pequenas produtoras rurais, são beneficiadas por ações do Projeto Igualdade de Gênero e Agroecologia no Sertão Sergipano, cujo objetivo é fortalecer a organização produtiva das mulheres rurais. O projeto é desenvolvido pela Organização Não Governamental Associação Mão no Arado de Sergipe (AMASE) através de convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA.
As peças encontradas no estande da AMASE foram produzidas por artesãs que participaram das Oficinas de Aprimoramento para o Artesanato realizadas nos municípios de Itabaiana, Simão Dias, Poço Verde e Tobias Barreto. Segundo a coordenadora do projeto, Monica da Cruz Menezes, cada peça foi cuidadosamente selecionada por técnicos e colaboradores da instituição para serem comercializadas durante o evento. “A participação das mulheres na feira é resultado de muito trabalho e empenho de todos os envolvidos”, sintetiza a coordenadora.
Durante a feira também acontecem shows culturais, apresentação de grupos folclóricos, teatrais e quadrilhas juninas