ComJovens – uma história sendo escrita

![]() |
Turma do ComJovens | Foto: Arquivo do CDJBC |
O que significa redirecionarmos nosso olhar ao interior de “nossa casa” e descobrir que existe nela um mundo cheio de riquezas e novidades que, por força de uma rotina, eram passadas despercebidas?
A resposta dessa pergunta está no convite que vinte e quatro jovens do sertão sergipano receberam para participar do projeto ComJovens – Formação de jovens comunicadores/as e sistematizadores/as do sertão sergipano.
Desde maio, o Centro Dom José Brandão de Castro – CDJBC, em parceira com o Programa Semear – Conhecimento em zonas semiáridas do Nordeste do Brasil, desenvolve este projeto que tem por finalidade envolver e fortalecer politicamente jovens na faixa etária de 18 a 29 anos, incentivados a “olhar” sua realidade sertaneja, especialmente, famílias que receberam implementações do P1+2 e, a partir daí, (re)contar a história de famílias que desenvolvem os princípios da agroecologia e de como é possível sim a convivência no Semiárido.
E nessa empreitada, realizou-se, em parceria com as comissões municipais da ASA (Articulação no Semiárido) de Porto da Folha, Poço Redondo, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória e Itabi, área atuação do projeto, a definição dos critérios e a identificação e posterior seleção dos vinte e quatro jovens.
As Comissões Municipais da ASA têm um papel fundamental para o diálogo com as famílias, lideranças locais e no controle social das implementações da ASA. No ComJovens, contamos com seu envolvimento e apoio para auxiliar na identificação e seleção dos/as jovens que fazem parte do projeto.
“Além de ser um processo formativo para os/as jovens é uma oportunidade de poder dialogarmos com as comissões municipais e envolvê-las de maneira que também possam acompanhar e posteriormente dialogar com os jovens, passar suas experiências… nossa expectativa é termos, ao final, 24 jovens fortalecidos/as e dispostos/as a engajar-se na luta por um Semiárido de convivência e dignidade”, reforça a coordenadora do projeto Ana Maria.
E desde então, a história vem se desenhando, os/as jovens participaram de um encontro de apresentação do que são o CDJBC, a ASA, o projeto ComJovens e o Programa Semear; de uma Oficina de Sistematização de Experiência, afinal de contas, os jovens irão (re)contar histórias por meio da sistematização de experiências que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população rural; e das reuniões de mobilização das famílias que receberão a visita da juventude ComJovens.
E, agora, a juventude está em campo, (re)visitando “sua casa”. Para acompanhá-los e auxiliá-los, tivemos, recentemente, uma oficina de fotografia e uma atividade de monitoramento das atividades de campo.
Partilhando das mesmas perspectivas de ação da ASA e do Programa Semear, o fortalecimento e disseminação de práticas bem sucedidas de experiências de convivência no Semiárido, o ComJovens tem como ponto de destaque estimular o potencial de comunicação dos/as jovens/as, principalmente, seguindo os princípios da comunicação popular, eixo importantíssimo na construção da visão do Semiárido, onde haja o diálogo com a realidade local, respeito as suas potencialidades, valorização da cultura e identidade sertaneja.
A região semiárida não é só um território que tem particularidades climáticas e ambientais, mas também é lugar de riquezas naturais, de expressões culturais e de crenças populares.
No Nordeste existem cerca de 14 milhões de jovens (entre o campo e a cidade), e parte dessa juventude mora nos 1.133 municípios da região. A participação da juventude no desenvolvimento do país é inegável e contar com a força e vitalidade dessa juventude para disseminar e lutar pelas boas práticas de convivência no Semiárido é imprescindível.
O projeto ComJovens vem para reafirmar que a juventude é protagonista dessa história de superação da exclusão e invisibilidade do Nordeste, e, em especial, do sertão.
O Programa Semear, parceiro do CDJBC para implementação do ComJovens, é uma iniciativa do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). Trata-se de um programa de gestão de conhecimento que visa facilitar o acesso a saberes, experiências, inovações e boas práticas que possam ser adotadas e replicadas, especialmente por agricultores/as familiares para melhorar suas condições de vida e conviver com o Semiárido, considerando suas especificidades e potencialidades de desenvolvimento.
ComJovens é Vida no Sertão.
Para saber mais sobre o Comjovens, acompanhe nossas ações pelo portal do Semear www.portalsemear.org.br, pelo site do CDJBC www.cdjbc.org.br e pelo faceComJovensComJovens.