Famílias do município de Custódia participam de capacitação em Sisma

Compartilhe!

Agricultoras e agricultores das comunidades São Francisco e Riacho do Gado, município de Custódia, participaram do curso de capacitação em Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção de Alimentos (SISMA), promovido pelo Centro de Educação Comunitária Rural (CECOR). A capacitação reuniu, entre os dias 26 e 28 de setembro, 29 participantes.

O curso é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para a convivência com o Semiárido da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil). Por meio de processos participativos, o Programa Uma Terra Duas Águas (P1+2), oferece às famílias beneficiárias do mais do que uma cisterna de 52 mil litros para captar água da chuva, ao promover capacitações, intercâmbios e espaços de discussão.

A capacitação em Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção (SISMA) é direcionada às famílias que serão contempladas com tecnologias de produção(cisterna-calçadão e cisterna-enxurrada) . O SISMA foi executado pelo Cecor, coordenado pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O curso foi ministrado por Tays Layane e Edvaldo José Luiz, do município de Flores. De acordo com o coordenador do projeto, Carlos André, até o final do projeto serão beneficiadas 303 famílias dos três municípios de atuação:  Carnaubeira Da Penha, Parnamirim e Custódia. 

Agenda: Nos próximos dias 02 a 04 de outubro, 22 agricultoras e agricultores das comunidades Cacimba Limpa, Riacho do Gado e Pitombeira, do município de Custódia, irão participar do curso de capacitação em Gestão de Água para Produção de Alimentos (Gapa), agendado para começar às 08h, na comunidade Cacimba Limpa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *