ASA e Semarh discutem implementação de Política Estadual de Combate e Prevenção à Desertificação

Compartilhe!

Representantes da Articulação no Semiárido Potiguar e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) participaram nesta terça-feira, 26, de uma reunião onde discutiram a aprovação da Política Estadual de Combate e Prevenção à Desertificação para o estado do Rio Grande do Norte.

A reunião foi uma iniciativa das entidades que compõe a ASA Potiguar como ação do Grupo de Trabalho de Combate à Desertificação, formado pela rede diante da preocupação com as mudanças climáticas, perda de vegetação nativa, erosão e degradação do solo e diminuição dos recursos hídricos no semiárido brasileiro.

O agrônomo e ativista José Procópio, coordenador da ASA Potiguar e representante estadual na Comissão Nacional de Combate à Desertificação, defendeu a importância de voltar a discutir a questão: “Nosso estado está muito atrasado nesse tema. Não conseguimos até hoje aprovar uma Política de Combate à Desertificação e isso está trazendo consequências graves para o Rio Grande do Norte”.

Em janeiro deste ano, o Projeto de Lei aprovado pela assembleia que estabelece a Política de Combate e Prevenção à Desertificação, construído em conjunto com a sociedade civil e vetado pelo governo do estado.

O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Luciano Cavalcanti Xavier também manifestou preocupação com o tema no estado: “Nós estamos avançando no assunto de forma aritmética enquanto o processo de desertificação avança de forma geométrica”. O secretário pediu um prazo para dar um parecer sobre o programa existente. “Iremos resgatar o projeto e fazer um posicionamento da Secretaria em até oito dias. Precisamos nos embasar para apresentar e defender essa política de forma consciente”, disse ele.

O objetivo é promover uma audiência pública para aprovar a Política Estadual de Combate à Desertificação ainda este ano, para que as ações entrem em vigor já no próximo mandato do Governo do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *