Novas experiências e conhecimentos de convivência com o semiárido

![]() |
Agricultores e agricultores conheceram várias experiências no intercâmbio | Foto: Isabela Rodrigues |
Nos dias 12 e 13 de junho agricultores/as dos municípios de Major Izidoro- AL e Cacimbinhas-AL saíram de suas casas com o objetivo de buscar novas experiências e exemplos de pessoas que através das tecnologias do programa P1+2 (uma terra e duas águas) conseguiram melhores formas de viver bem no semiárido.
Tiveram como destino o sítio Mulungu no Município de Minador do Negrão, também em Alagoas, onde visitaram a propriedade de agricultores que conquistaram as tecnologias de cisterna calçadão, cisterna de enxurrada e barreiro trincheira. Através das tecnologias essas famílias fizeram plantações de quiabo, pimentão, coentro, acerola, berinjela, milho, feijão de corda e também criam animais de pequeno porte como cabra e galinha. Foi um momento proveitoso onde puderam tirar suas dúvidas e aprenderam bastante dos agricultores que falaram dos esforços que precisaram fazer para concluir a implementação, mas, viram que os esforços valeram a pena porque hoje através das plantações aumentaram a renda da família e melhoraram também a alimentação.
Os agricultores tiveram o privilégio de visitar a casa da agricultora Ângela Maria, que recebeu os agricultores com muita alegria e satisfação. No seu quintal mantém uma criação de em média 730 galinhas de onde tira toda a renda de sua família. Como também visitaram a propriedade de seu Dedé no sítio Bananeira no município de São José da Tapera-AL, onde ficaram maravilhados com as suas plantações, conheceram árvores frutíferas que antes nunca tinham visto e aproveitaram para pegar mudas das plantas para plantar no quintal de casa. Foi um dia de troca de experiências onde aprenderam com os agricultores algumas técnicas utilizadas na sua propriedade para combater pragas.
O intercambio Intermunicipal entre Agricultores Familiares para Multiplicação de Experiências foi marcado pela troca de saberes entre os agricultores, onde puderam tirar dúvidas deixar e levar consigo boas experiências e compreenderam que todos enfrentam desafios mais nos tornamos mais fortes quando buscamos formas de superá-lo.