Frecheirinha realiza capacitação de pedreiros

![]() |
Construção de cisterna na comunidade | Foto: Edilmara Kayt / Arquivo Ceat |
De 04 a 13 de junho o Centro de Estudos e Apoio ao Trabalhador e à Trabalhadora (Ceat) realizou a capacitação de pedreiros na comunidade de Barreiras em Frecheirinha, Ceará no âmbito do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) financiado pela Fundação Banco do Brasil.
Como meta do Programa, a capacitação de pedreiros tem por objetivo formar os moradores da própria comunidade para a construção de cisternas calçadão e cisternas de enxurrada. A construção das cisternas é coletiva, através de um processo participativo da população rural, protagonizado pelos pedreiros capacitados na própria comunidade e pelas famílias agricultoras que irão adquirir a cisterna.
Ao todo, foram capacitados 10 pedreiros que com o apoio das famílias finalizaram a construção de uma cisterna calçadão e uma cisterna enxurrada e já iniciaram a construção de mais 4 cisternas. As cisternas possibilitarão o acesso e o manejo sustentável da água para que as famílias agricultoras possam ter a garantia da segurança alimentar e nutricional, tendo em vista que a água captada pela cisterna de 52 mil litros é destinada sobretudo para a produção de alimentos de origem vegetal e/ou animal, fortalecendo a agricultura familiar e assim, garantindo o direto à água, à alimentação adequada e gerando renda para as famílias agricultoras.
Tecnologias sociais implementadas de forma ecológica, participativa, econômica e sustentável, como a cisterna-calçadão e a cisterna-enxurrada possibilitam uma melhor Convivência com o Semiárido.