Intercambio fortalece Apicultura em Sergipe

Compartilhe!

Agricultores\as baianos visitam experiência em Sergipe | Foto: Felipe de Sena

Na tarde do último dia 10, no município de Canindé do São Francisco (Alto Sertão Sergipano), mais de 30 agricultoras(es) familiares da Bahia participaram de uma visita a Casa do Mel, filial da COOPISE (Cooperativa Apícula de Sergipe) com o objetivo de entender o trabalho realizado pela AMAS, a Associação de Meliponicultores e Apicultores do Alto Sertão. 

Durante toda a tarde, os agricultores e agricultoras da APAEB – Serrinha, entidade que apoia e assessora essas famílias em mais de 15 municípios no interior da Bahia, receberam as orientações dos passos necessários para implementação de uma iniciativa coletiva com êxito. Com o acompanhamento do presidente da AMAS, o apicultor mais conhecido como Téo do Mel, que demonstrou na forma de falar a paixão e a alegria em trabalhar com a apicultura e a necessidade de trabalhar em grupo, muitas dúvidas apareceram, que iam desde o cuidado com as abelhas até as dificuldades na organização que as associações iriam enfrentar na caminhada.

Para Téo do Mel “a produção de mel é a única atividade em que você esta trabalhando e sempre convida mais pessoas para entrar, temos que trabalhar em coletivo porque sozinhos não chegamos a lugar nenhum”, afirmou o apilcultor.

A apresentação dos equipamentos e das salas que são utilizadas durante o processo de comercialização e armazenamento do mel, ajudaram a fortalecer em muitas agricultoras e agricultores a certeza que a apicultura é um trabalho importante para a economia familiar. Os equipamentos são modernos: são mesas desopeculadoras, refratômetro manual, centrifugas elétricas, decantadores de 200 Kg, tanques descristalinizadores, balanças eletrônicas, tanque homogenizador, bandeiras para receber melgueiras, baldes inox e garfos desopeculadores que modernizam o processo de armazenamento do produto.
Para Dona Ivone, agricultora e presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Povoado Cedro, quando questionada sobre suas impressões: “Achei muito importante, até por que nunca tinha visto, (…), vou levar pra minha associação”.

A COOPISE hoje tem sua sede localizada no município de Frei Paulo , e conta com um ponto de apoio e comercialização na capital em Aracaju. Para a COOPISE , os trabalhos não irão parar, muito pelo contrário, com o fortalecimento da organização interna, os desafios só vão aumentar.  

O intercambio interestaduall é uma das ações existentes dentro do Programa Uma Terra Duas Águas, desenvolvido pela Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *