Famílias camponesas trocam experiências no sertão do Pajeú

Compartilhe!
Intercâmbio: caminhada em busca do conhecimento (Fotos: Kátia Gonçalves / Cecor)

O Centro de Educação Comunitária Rural-CECOR realizou, nos dias 06 e 07 de junho, através do projeto  Uma Terra e Duas Águas(P1+2) financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Social(MDS), mais um intercâmbio intermunicipal.  Na oportunidade, as famílias de Carnaubeira da Penha e Custódia(PE) visitaram as experiências de agricultoras e agricultores dos Assentamentos Barra Nova e Laginha/Serra Talhada.

No Assentamento Barra Nova, conhecido pela união das seis famílias que residem no espaço, os visitantes de Custódia, auxiliados pela técnica de campo, Tatiane de Carvalho, conheceram a horta comunitária que soma mais de 25 espécies de cultivo agroecológico, a área de preservação ambiental e o plantio de amendoim.

Já os camponeses e camponesas de Carnaubeira da Penha foram visitar as experiência  de Cícero Siqueira, agricultor que mora no Assentamento Laginha, Serra Talhada.  Ainda pela manhã, conheceram a criação de porcos presos em chiqueiro de pedras, observaram a cisterna de enxurrada, viram a criação de galinhas,  e gostaram de aprender a técnica de multiplicação de palma.

Ainda no assentamento Laginha, os visitantes conheceram o recurso biogás(gás produzido pela quebra biológica da matéria orgânica na ausência de oxigênio) o  minhocário caseiro e produtos cultivados em pomares e quintais produtivos, assegurou o técnico Luciano Cândido, responsável pela turma de Carnaubeira da Penha. 

Já na noite de sexta (6),  os visitantes  puderam se deleitar com  X Festival Nordestino de Xaxado, onde

Na FAST, camponeses e camponesas visitantes foram às compras

vários grupos de Estados diferentes mostraram as características desta dança típica do cangaço. Ainda na Estação do Forró, os agricultores e agricultoras conheceram a história do Cangaço contada através das fotografias e objetos existentes no Museu do Cangaço/Centro de Estudos e Pesquisa do Cangaço(CEPEC). 

No sábado, as famílias dos dois municípios participaram da festa do 14º aniversário da Feira Agroecológica de Serra Talhada(FAST) e, em seguida, voltaram para casa com as bagagens mais cheias de conhecimentos de convivência com o Semiárido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *