Agricultores e agricultoras participam de GAPA em Teixeira

![]() |
Participantes trocaram experiências | Foto: Jessika Freitas |
O Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) realizou, de 28 a 30 de abril, na comunidade Riacho Verde, no município de Teixeira (PB), a primeira das capacitações em Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA), que serão promovidas como parte das atividades referentes à execução do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).
Durante os três dias, os agricultores e agricultoras que conquistaram as implementações do P1+2, dialogaram sobre gestão sustentável e produtiva dos recursos hídricos em suas propriedades e conhecimentos sobre a origem e a mobilização social de entidades como a ASA e o CEPFS. O encontro também possibilitou a troca de experiências entre os participantes, pois reuniu pessoas de diversas comunidades.
“Vou levar desses três dias, muita informação sobre formas de plantar, como não usar inseticidas. O importante é não estacionar, buscar sempre melhorar; tudo que aprendi será de muita serventia”, conta o agricultor Damião Mendonça, beneficiado com uma Barragem Subterrânea.
A agricultora Ana Maria Silva, também participou do GAPA, ela conquistou uma cisterna-calçadão e pretende colocar em prática muito do que aprendeu durante a capacitação. “Aprendi muitas coisas que não sabia sobre o P1+2. Como preparar a terra para plantar e cuidar das hortaliças e essa cisterna era um sonho que eu tinha”, relata.