Capacitação em gerenciamento de água para produção de alimentos acontece no Sudoeste da Bahia
|
Famílias que participaram da capacitação. | Foto: André Araújo. |
Com o intuito de levar criatividade, informação e esclarecimento o Centro Comunitário da Paróquia São Pedro realizou entre os dias de 30 de abril a 05 de maio nas comunidades de São João dos Britos, que fica a 14 Km da cidade e Alegria que fica em torno de 22 Km, ambas no município de Tremedal, na Bahia, o oitavo curso de Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos (GAPA), que tem como finalidade trocar experiências entre os próprios agricultores e sistematizar as técnicas para que as famílias possam ter uma convivência melhor com o semiárido. O curso faz parte do Programa Uma Terra e Duas Águas, da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), executado na região pelo Centro Comunitário Paróquia São Pedro.
De início, juntamente com os agricultores, o instrutor do curso retratou sobre os ciclos da chuva, como devem ser os cuidados tanto com a primeira caixa (de consumo humano), quanto a segunda água (de produção). Foi explanado sobre a vegetação, e também sobre as diversidades culturais encontradas no Semiárido. Para descontração e troca de experiências entre os agricultores, houve dentro do curso uma dinâmica em grupo para que pudesse haver socialização entre os agricultores presentes. As famílias ficaram encantadas com a diversidade de coisas úteis, que podem ser feitas e utilizadas dentro do seu próprio meio em que vivem.
Contudo, é importante ressaltar a importância da formação do solo, em como deve ser mantido e as maneiras em que ele vem a ser adubado e fertilizado, ou seja, sempre deve ser preservado, um dos exemplos especificado pelo instrutor é a palha, que serve como um excelente adubo para as plantações. O Centro Comunitário vem atuando com P1+2 nas cidades de Piripá, Tremedal e Cordeiros, cidades estas situadas na região sudoeste da Bahia, e o projeto conta com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico.