Encontro das Comissões no Ibiapaba forma e mobiliza para a Convivência com o Semiárido

Nos dias 24 e 25 de abril, integrantes da Comissão Executiva Municipal de São Benedito, Graça e Tianguá reuniram-se na Galeria da Esperança em São Benedito para uma Capacitação sobre o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido, Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).
Toda a programação se desenvolveu num clima de muita descontração, interesse e participação do grupo, representantes dos sindicatos de trabalhadores rurais, STTRs, Federação de Associações, Movimento de Mulheres, Associações Comunitárias, Quilombo, Escola Família Agrícola, Igrejas Católica e Evangélica e alguns representantes do poder público que integram o Comitê do Programa Água para Todos. O público do encontro formava uma diversidade que só favoreceu a riqueza de informações e de partilhas.
Animados por refrãos de músicas populares como: Mulher rendeira/ Farinhada / Sorriso Negro… com momentos de espiritualidade, dinâmicas de grupo e, seguindo a pedagogia de Paulo Freire, toda a metodologia partiu do conhecimento que o grupo trazia sobre os temas e questões apresentadas, facilitando assim a participação ativa durante o encontro.
A apresentação minuciosa sobre a prospecção das cisternas de placas mobilizou os participantes gerando um debate rico e acalorado. Todos os representantes dos sindicatos presentes se comprometeram em fazer o Pré-cadastro das famílias interessadas e ajustadas aos critérios do programa.
André Wilson, que na Espaf é coordenador do P1+2 financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), apresentou detalhadamente todos os componentes, metas e o orçamento do Programa. Logo após o almoço, o grupo assistiu à apresentação do trabalho de recuperação da mata ciliar do Rio Pimenteira em São Benedito que Armando Freire vem realizando há alguns anos com a participação da comunidade, escolas e com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
Finalizando o Encontro com os informes sobre a Capacitação de Pedreiros, os materiais e temas da Comunicação e o trabalho da Escola Família Agrícola da Ibiapaba, o grupo considerou que essa Capacitação foi excelente pela abrangência das informações, pela qualidade dos materiais apresentados e compromisso da Espaf na gestão do P1+2.