CAV leva experiência de construção de barraginhas para a Nicarágua

![]() |
Experiência do CAV com a tecnologia social barraginha será partilhada na Nicarágua. | Foto: Fabiana Eugênio |
Entre os meses de março e abril um técnico do CAV estará na Nicarágua para realizar um intercâmbio sobre tecnologias de acesso e gestão da água, o que incluirá processos de formação e construção de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva. A inserção acontecerá por meio da organização CAPRI (Centro de Apoio a Programas e Projetos), através do apoio da Vivamos Mejor Suíça.
O projeto surgiu a partir dos intercâmbios realizados entre as organizações apoiadas pela Vivamos Mejor na Colômbia, Guatemala, Nicarágua e no Brasil em anos anteriores. Um deles aconteceu no CAV, em 2011, quando os representantes da CAPRI, que também trabalham com a questão hídrica, viram os bons resultados do trabalho do CAV na região no acesso e gestão da água e se interessaram em reaplicar algumas das tecnologias em seu país. Em 2013, técnicos brasileiros também estiveram na Nicarágua e conheceram de perto a realidade climática e geográfica local, quando foi construído o projeto para a partilha de conhecimento com os nicaraguenses.
Nos municípios de Condega e Pueblo Nuevo (Esteli) e em Palacaguina (Madriz) serão construídas as barraginhas e bacias de contenção de água da chuva. O técnico do CAV irá orientar todo o processo de construção e manutenção das tecnologias, como a escolha dos locais para as obras, também capacitar técnicos/as, agricultores/as e operadores das máquinas, inclusive quanto a procedimentos de gestão da água.
A expectativa é de que com este projeto novos métodos sustentáveis sejam incorporados na Nicarágua para se garantir a boa gestão dos recursos naturais e a segurança alimentar de agricultores/as rurais diante das intensas mudanças climáticas vivenciadas em todo o mundo.