Na Bahia, projeto de parceria do P1+2 com o BNDES conclui primeiras tecnologias
Família agricultora da Bahia conquista tecnologia social. | Foto: Arquivo Apaeb Serrinha |
Nesta semana foram concluídas as cinco primeiras tecnologias sociais do Programa Uma Terra e Duas Águas construídas nos municípios de Cansanção, Queimadas e Nordestina, na Bahia, através de projeto de parceria entre a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tendo como entidade gestora a APAEB Serrinha. Até o fim do projeto serão entregues 320 tecnologias.
A primeira tecnologia finalizada foi a cisterna-calçadão conquistada pela agricultora Sanete Santana Cordeiro e o agricultor Alberto Carneiro. Cheios de empolgação e de projetos traçados Dona Sanete e Seu Alberto descrevem a emoção em ver a cisterna pronta.
‘’A partir do momento que a gente vê que a cisterna está pronta, os planos começam a brotar. Nosso plano é produzir, plantar algo que não só venha nos dar lucro como também nos proporcionar uma boa alimentação para nossa família. O processo foi corrido, mas tem valido a pena, só temos a agradecer’’, relata Dona Sanete.
Seu Alberto já nos adianta até as técnicas que irá usar para retirar a água da cisterna e o que de fato pretendem cultivar em torno dela.
‘’Deus permitindo tenho vários planos em mente e pretendo botá-los em prática o mais rápido possível. O primeiro é fazer um catavento pra ele puxar a água da cisterna sozinho, sem precisar da nossa força, pois isso vai ajudar. E a princípio quero investir no plantio de frutas, quero ver isso aqui cheio delas. Se Deus quiser vamos poder lucrar um pouquinho, mas o principal é que a gente vai comer uma fruta mais saudável, sem veneno e do nosso próprio quintal. A chegada dessa cisterna aqui foi uma benção de Deus, não tem dinheiro que pague isso, é realmente uma benção’’, finaliza Seu Alberto.
Até o momento já foram construídas na comunidade de Deus Dará, em Nordestina, cinco cisternas e outras 12 estão em andamento. Nesta comunidade está prevista a implementação de 26 tecnologias, das 144 destinadas ao município de Nordestina.