Dos encontros estaduais ao X EnconASA: ASA inicia ciclo de debates

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), que este ano completa 25 anos, realiza entre março e abril a primeira rodada de encontros estaduais. O calendário culmina na realização do X EnconASA em agosto.

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), que este ano completa 25 anos, realiza entre março e abril a primeira rodada de encontros estaduais. O calendário culmina na realização do X EnconASA (Encontro Nacional da ASA) em agosto. O evento, que não acontece desde 2016, é um grande encontro da rede, marcado pela partilha sobre a longa caminhada da organização e por projeções futuras.

Os encontros estaduais

Além de serem instâncias de discussão estratégica do estado e de monitoramento das políticas públicas executadas, os encontros estaduais são um espaço importante na governança da articulação. Nesse primeiro ciclo de encontros, uma das pautas comuns será a definição de representantes estaduais na diretoria da AP1MC, braço jurídico da ASA, para os próximos 03 anos. 

Para Neto Santos, comunicador do Piauí que participou do encontro que aconteceu entre 14 e 15 de março em seu estado, esse momento de articulação estadual é revitalizador após alguns anos marcados pelo desmonte das políticas públicas que atendem o semiárido. 

“À nível nacional eu vejo que os encontros estaduais são muito valiosos porque na prática é a volta do fortalecimento e rearticulação de um grupo que nunca deixou de existir. Nós sempre estivemos presentes, mas é bem verdade que a gente esteve bem mais frágil por conta da conjuntura política nacional”. 

Cada estado discute também as questões que mais afetam a vida da população na região. Em Sergipe, onde o encontro estadual aconteceu entre 21 e 22 de março, um dos temas latentes foi o impacto da construção de grandes parques eólicos na vida das comunidades tradicionais. 

Manoel Belarmino, residente do Quilombo Serra Guia no município de Poço e integrante da coordenação estadual do Movimento Quilombola de Sergipe, apresentou suas preocupações na atividade: “a Serra da Guia é um dos quilombos que têm um território rico em história, cultura e diversidade biológica. Um sistema [parques eólicos] deste sendo implantado na Serra da Guia vai gerar um prejuízo social, econômico e ecológico enorme”. 

Além da ASA Piauí e da ASA Sergipe, que já realizaram seus encontros, os outros estados se reunirão no próximo mês. Confira o calendário:

Encontro Estadual PI – 14 e 15/03

Encontro estadual SE – 21 e 22/03 

Encontro estadual BA: 03 e 04/04

Encontro Estadual – PB – 17 e 18/04

Encontro Estadual RN – 17 e 18/04

Encontro estadual AL – 18 e 19/04 

Encontro Estadual MG – 24 e 25/04

Encontro Estadual PE – 25 e 26/04

Encontro Estadual – CE – 25 e 26/04

Encontro Estadual MA: (a definir)

X EnconASA

O X EnconASA traz este ano o tema “Por justiça socioambiental e democracia participativa”  e acontecerá às margens do rio São Francisco em agosto. 

O evento, que está em plena organização, será um momento de reflexão da história da ASA nestes 25 anos.  

*Este texto contou com colaboração de Egídio Neto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *