Intercâmbio proporciona conquistas e novas aprendizagens de convivência com o Semiárido

Compartilhe!

Intercâmbio reuniu agricultores de dois municípios | Foto: Neto Santos

O Centro Mandacaru, de Pedro II, no Piauí, realizou nos dias 24 e 25 deste mês um intercâmbio intermunicipal com famílias agricultoras dos municípios de Lagoa de São Francisco e Piracuruca, região norte do Piauí. Elas visitaram assentamentos na região que produz alimentos da agricultura, gerando renda familiar. O roteiro do intercâmbio fortaleceu a visão de que trabalhar de forma coletiva tem seus desafios, mas também benefícios que geram riquezas.

O primeiro exemplo foi demonstrado no assentamento Alfinin, no interior de Piracuruca, onde 20 famílias se reuniram, há 14 anos, para conquistar a terra e dela tirar o sustento familiar. As famílias reservaram coletivamente uma área para a produção de hortifrutigranjeiros de onde atualmente tiram 90% da renda familiar. O cultivo é individual, mas as ações do assentamento em busca de projetos são coletivas.

Outro exemplo de união aconteceu na visita ao assentamento Lagoa, no município de São José do Divino. O assentamento tem um grupo de mulheres que produzem peças de roupas em malha. Após a comercialização, cada uma recebe de acordo com sua produção o que tem gerado motivação de trabalho e renda na família. O assentamento trabalha coletivamente também com a piscicultura. Toda a produção é comercializada para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

As famílias participantes do intercâmbio perceberam que, em grupo, a comunidade fica mais forte, e que, com água estocada, vem a garantia de produção familiar como bem lembrou seu José Farias, da localidade Lagoa de Fora, do município de Lagoa de São Francisco (PI). Antes a água ia toda embora, agora eu sei que com ela guardada eu posso produzir muitas coisas que vi aqui. Dona Luzia Rodrigues da comunidade Mato Fino, também da Lagoa de São Francisco, disse ter visto muitas riquezas e acrescenta: “Eu sei que com a cisterna grande vou consegui também fazer meus canteiros, dar água meus porquinhos e minhas galinhas”.

Os intercâmbios têm por objetivo levar e trazer novas aprendizagens às famílias agricultoras do Semiárido e fazem parte do plano de trabalho do Programa Uma Terra e Duas Águas, realizado pela Asa Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *