Encontro Territorial debate impactos causados pelas mineradoras no Semiárido

![]() |
Evento contou com cerca de 130 participantes | Foto: Neto Santos |
Nos dias 28 e 29 de novembro, foi realizado o Encontro Territorial do Vale do Guaribas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, campus Paulistana.
No primeiro dia, recepcionados/as com muita chuva e caracterizados com chapéu de palha – símbolo do sertão nordestino -, os/as participantes entraram em clima de oração com a mística inicial. Em seguida, houve a composição da mesa de abertura, a partir do título “Acesso à Terra, à água e a resistência da semente da fartura e os impactos dos grandes projetos no Piauí”.
Durante os dois dias, foram realizados debates sobre terra, água e sementes, no contexto dos grandes projetos e, sobretudo, dos impactos das mineradoras na vida do povo do Semiárido. Na oportunidade, ainda foram feitos encaminhamentos e proposições para o planejamento do encontro estadual, que acontecerá em fevereiro, na cidade de Oeiras, no Piauí.
O encontro contou com a participação de cerca de 130 pessoas, em sua maioria agricultores e agricultoras, além de representantes de sindicatos, igreja católica e entidades que compõem o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido. O evento foi realizado pela Cáritas Regional Piauí e pelo Centro de Estudos Ligados a Técnicas Alternativas (Celta).