Chuva em Inhamuns (CE), enche barreiros-trincheira de famílias agricultoras

![]() |
Recém construído, barreiro-trincheira da dona Maria das Dores já encheu de água da chuva| Foto: Janaira Monte |
A Rregião dos Inhamuns, no Ceará, teve nos últimos dias 3 e 4 boas chuvas em várias localidades que pegaram de surpresa a população. O volume de água foi suficiente para encher alguns barreiros-trincheira, como o recém construído na propriedade de Dona Maria das Dores de Oliveira Lima, da comunidade Trapiá, no município de Quiterianópolis.
Esta tecnologia foi conquistada pela agricultora, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da ASA, com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Nesta região do Ceará, o P1+2 é executado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece).
O barreiro-trincheira é uma das tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva, que consiste numa escavação estreita em terreno argiloso e com pouca infiltração. Por ser mais profundo do que largo, a ação de vento e do sol sobre a água diminui. Isso faz com que a evaporação seja menor e o líquido permaneça armazenado por mais tempo durante o período de estiagem.
A água acumulada no barreiro-trincheira de dona Maria das Dores vai ser usada tanto para matar a sede dos seus animais, como para a produção de verduras e frutas que serão servirão de alimento para sua família, garantindo a soberania e segurança alimentar. O excedente poderá ser comercializado e, assim, garantirá a melhoria da renda da família.