Famílias que serão beneficiadas pelo P1+2 participaram de curso sobre Gestão de Água para Produção de Alimentos

![]() |
O curso abordou segurança alimentar e agroecologia | Foto: Jucilene Silva |
A Escola de Formação Paulo de Tarso (EFPT), entidade pertencente ao Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, realizou, durante os dias 30 e 31 de maio, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais da cidade de Ipiranga (PI), um curso sobre Gestão de Água para a Produção de Alimentos, conhecido como GAPA.
Durante o curso, as famílias receberam orientações sobre segurança alimentar e agroecologia, além de aprenderem a manejar a água de modo racional para garantir que ela dure durante todo o período de estiagem. Na oportunidade as famílias conheceram também o histórico do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da ASA.
Segundo Genival Araújo, coordenador técnico do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), o curso teve como principal objetivo capacitar as famílias beneficiárias para gestão de águas na produção de alimentos, além de definir os sistemas de produção apropriada, visando garantir o aumento da produção e consumo de alimentos no município.
Particiram do curso 30 famílias das comunidades Taboca, Serra Caatinga Alta, Serra da Fava Preta, Serra da Batinga e Macaúba, ambas pertencentes ao município de Ipiranga, as quais serão beneficidas com a cisterna calçadão que é uma das tecnologias de convivência com o semiárido.