26ª Romaria de Canudos debate juventude e meio ambiente

![]() |
Jovens encenam romaria. | Foto: Arquivo Irpaa |
A 26ª Romaria de Canudos, que este ano acontece nos dias 18, 19 e 20 de outubro, vai debater questões ligadas à realidade dos jovens do sertão, com um enfoque no meio ambiente. A decisão sobre essa temática foi tirada na primeira reunião de preparação para o evento, realizada ontem (10) na sede do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC). Outra decisão tomada no encontro foi a escolha do tema da Romaria deste ano: “Os Jovens e o Meio Ambiente na História Viva de Canudos” , e do lema: “Jovens, Levanta-te, Anda e Transforma o Sertão.
O padre José Alberto, vigário de Canudos e membro da comissão organizadora da Romaria lembrou da importância do evento discutir a realidade e os desafios vividos pelos jovens, que em nosso sertão são chamados a assumir um papel muito importante nesse momento que a Campanha da Fraternidade faz uma abordagem às questões ligadas a vida dos jovens.
Para o Padre Alberto, o/a jovem do Semiárido se depara com inúmeras lutas e desafios, principalmente em função da atual estiagem que tem efeitos na vida desses jovens. O Padre Alberto ressalta ainda, que a juventude sertaneja está sendo chamada também para refletir como está o clima no Semiárido, quando o mundo inteiro debate a natureza e o meio ambiente, questões essas que serão levantadas durante a Romaria de Canudos.