Acesso à Informação e à Água é tema do próximo Dois Dedos de Prosa

Evento acontece nesta terça-feira, 26, no auditório do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, às 19 horas
Compartilhe!

Nesta terça-feira, 26, acontece mais uma edição do Dois Dedos de Prosa, em parceria com a ONG Artigo 19. Desta vez o evento acontece no auditório do Sindicato dos Bancários, às 19h, na avenida Manoel Borba, 564, na Boa Vista.  O tema da conversa é Acesso à Informação: fortalecendo a luta pela água no Semiárido.

O propósito é debater como a Lei de Acesso à Informação – Lei de  Nº 12.527 –  pode fortalecer a luta pela água no Semiárido brasileiro, além de dialogar com as comemorações e debates relacionados com a Semana Mundial da Água.  Puxando a conversa estarão a coordenadora da ONG Artigo 19, Paula Martins, o coordenador-geral do Centro Sabiá, Alexandre Henrique Pires, e o coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Antônio Barbosa.

O tema está em amplo debate no ano de 2013, que foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Cooperação pela Água e faz parte da Década Internacional de Ação “Água para a Vida” (2005-2015). Os esforços têm sido grande por parte de organizações da sociedade civil para melhorar a situação da água no Semiárido, influenciando no debate e execução das políticas públicas. Mas a utilização da água como ferramenta política geradora de desigualdades sociais persiste. De acordo com dados de pesquisa do IBGE de 2007, 67% das famílias rurais do Semiárido brasileiro não possuem acesso à rede geral de abastecimento de água.

Para tudo que ainda tem que ser feito é preciso de informação, tão necessária na defesa de direitos e propostas. Agora o direito do acesso à informação é garantido pela Lei de Acesso à Informação Pública. Ela garante a possibilidade de qualquer pessoa ter acesso às informações que o Estado possui e produz. Por exemplo, a quantidade de recurso disponibilizada para a construção de cisternas em determinada região. Com isso, é possível fiscalizar e participar de forma mais eficiente do planejamento e da execução de políticas públicas, que desde sempre devem ser direcionadas e discutidas pela população.

Sobre o Dois Dedos de Prosa – O evento é uma iniciativa do Centro Sabiá e busca sempre tratar de temas que estão em discussão e que precisam ser debatidos tanto quanto possível, por organizações e agentes relacionados a eles, assim como pela própria população. As edições anteriores debateram as temáticas cooperativas agrícolas, o uso de agrotóxicos e a alimentação saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *