Seminário discute as problemáticas da criação animal no Semiárido paraibano

Na próxima semana, nos dias 28 e 29 de agosto, será realizado o I Seminário Regional da Criação Animal do Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar do Cariri, Curimataú e Seridó Paraibano. O evento será realizado no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca/PB e contará com a participação de agricultores e agriculturas familiares da região de atuação do Coletivo Regional.
O evento também contará com a presença de convidados como o Polo Sindical da Borborema, CENTRAC, Coletivo ASA Cariri Oriental (CASACO), Fórum de Lideranças do Agreste (FOLIA) e Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE).
O encontro tem como objetivo identificar e valorizar as experiências de criação animal em direção à transição agroecológica e da convivência com o Semiárido e refletir sobre as ameaças atuais existentes na região como a intensificação do agronegócio, os limites do acesso a terra, a implantação dos sistemas industrializados de criação de aves, a intensificação do uso de agrotóxicos e a mineração.
Como meio para avançar nas perspectivas de organização e da luta da agricultura familiar agroecológica o Seminário se propôs ainda a identificar e analisar a influência das políticas públicas voltadas para criação animal.
A expectativa dos organizadores é que o encontro possa ser o início de uma série de atividades voltadas a este tema, que ainda é pouco discutido e aprofundado pelas organizações da agricultura familiar na região.