Encontro alerta famílias agricultoras contra a troca de voto por água no Piauí

![]() |
Representande de três municípios participaram do Encontro. Foto: Paula Andréas |
O fortalecimento das ações da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) junto às comunidades e a campanha “Não Troque seu Voto por Água. A Água é um Direito Seu!” foram os temas do Encontro Comunitário, realizado no último dia 18 de agosto, em Juazeiro do Piauí, pelo Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC). Agricultores e agricultoras, lideranças comunitárias, comissões municipais e equipe técnica discutiram sobre a importância do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e o valor do voto consciente na região.
O Encontro contou com mais de 50 representantes dos municípios piauienses de Milton Brandão, Domingos Morão, Castelo e Juazeiro do Piauí, área de atuação do CERAC. Na oportunidade foram contabilizados os números de familias mobilizadas, capacitadas e beneficiadas com as tecnologias sociais da ASA. Durante as apresentações, o coordenador do P1+2 pelo CERAC, José Maria Saraiva, destacou o barreiro trincheira, barraginha e cisterna de enxurrada, que são tecnologias novas que estão sendo implementadas. “Mostrar as caracteristicas de cada um dos implementos facilita muito na identificação dessas tecnologias nas comunidades”, disse José Maria Saraiva.
A iniciativa discutiu ainda temas como Convivência com o Semiárido, Agroecologia e Bancos de Sementes. “É bom porque a gente fica sabendo como é que funciona a cisterna e leva muita informação pra casa”, comentou Tânia Silva, agricultora da comunidade Mãe D’água, no municipio de Juazeiro do Piauí.
No período da tarde, a importância do voto consciente foi o tema da palestra “Ética, Política e Cidadania”. Neste momento, os participantes conheceram ainda a campanha “Não troque seu voto por Água. Água é direito Seu”, realizada pela ASA, e debateram sobre as facetas ultilizadas para o uso da água como moeda de troca de votos.
Um dos pontos importante no debate foi a participação da população no processo eleitoral para o pleno exercício da cidadania. O incentivo à denúncia sobre o uso eleitoreiro da água foi mostrado através dos spots produzidos pela ASA Brasil para divulgação da Campanha. “Todos nós temos o direito e o dever de participar ativamente do processo eleitoral. Essa participação é importante na escolha de quem vai governar o nosso país, estado ou cidade”, explicou José Maria.
O P1+2 é uma realização da ASA, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). No norte do Piauí, o Programa conta com a atuação do CERAC.