Comunicação da ASA é citada como exemplo no II Encontro de Formação de Fortalecimento Institucional da CESE

![]() |
Representantes de movimentos sociais participam das atividades. Foto: Maria Aparecida |
Até esta terça-feira (07), está sendo realizado o II Encontro de Formação de Fortalecimento Institucional da CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviços), em Salvador (BA). O evento está reunindo representantes de cerca de vinte organizações nordestinas que atuam nas áreas de etnia, raça e gênero.
Um dos objetivos da iniciativa é debater o papel da Comunicação como ferramenta de sustentabilidade das instituições. Esse tema fomentou várias reflexões sobre a importância e como está sendo realizado o processo comunicacional nas organizações. A desvalorização e inverdades sobre a atuação dos movimentos sociais foi o tema de vários relatos feitos pelos participantes.
A jornalista Verena Glass, da ONG Repórter Brasil (SP), foi convidada para i Encontro e relatou experiências exitosas para mudanças de perspectivas através da comunicação. A Campanha “Cisterna de Plástico/PVC – Somos Contra!” serviu de referência para o discurso de Verena Glass sobre a importância da comunicação: ”A ASA [Articulação no Semi-Árido Brasileiro] fez um trabalho muito bom com a Campanha contra Cisternas de Plásticos. Conseguiu repercutir não somente no Semiárido que é a sua área de atuação, mas também em outras regiões como o Sudeste e até a nível internacional. Foi fantástica a mobilização que foi feita com a utilização também das mídias sociais”.
O Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), de Sergipe, organização que faz parte da ASA, está participando do evento, que foi iniciado no último dia 05 de agosto.